História do clube

Partilhar

O Clube foi fundado em 9 de Julho de 1981, por um grupo de jovens que apanhou o “bicho” do rugby, no decorrer da sua vivência académica, em cidades como o Porto e Coimbra.
A mentalidade ganhadora confunde-se com a própria criação da equipa pois, logo na época a seguir (1982/1983), o CRAV ganha o titulo de Campeão Nacional da Terceira Divisão.
O ano de 1983, foi um ano de grande importância para o clube. Foi nesse ano que se activaram as camadas jovens, que impulsionaram, nos dias de hoje, o Rugby Minhoto para a ribalta do desporto Nacional.
A 1 de Maio de 1986, era inaugurado o Campo Relvado da Coutada, espaço criado e cedido para a prática exclusiva do Rugby.
1986/87, com apenas seis anos de existência, o CRAV ascende à 1ª divisão.
Também importante foi a realização do jogo internacional Portugal-Alemanha em 1989.
Após um convívio de 4 anos com “grandes” o CRAV desceu de divisão, para voltar a subir no ano imediatamente a seguir (1991/92), com o título de Campeão Nacional da 2ª Divisão, e mantém, desde aí, o estatuto de uma das equipas mais regulares desta competitiva prova.
Em 2005, a equipa sénior disputa a final do Campeonato com o Cascais, tendo sido derrota por escassa margem.
Em 2006, o clube cumpre os 25 anos, a equipa sénior disputa o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, todos os escalões funcionam em pleno e é inaugurado em Arcos de Valdevez o novo Estádio Municipal (relva sintética de ultima geração).
Em 2007, a Equipa Juvenil sagra-se Campeã Nacional de Rugby de 8, a equipa sénior volta a disputar a fase final do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e a equipa feminina disputa também o Campeonato Nacional.
Neste ano, o clube voltou a organizar o Torneio Internacional Arcos Sevens (com 4 equipas espanholas e 12 das melhores Portuguesas). O torneio é um rotundo sucesso, sendo considerado o melhor torneio de Rugby de 7 do País, com repercussão na comunicação social (incluindo reportagem no Jornal Nacional da TVI). Vídeos do torneio podem ser vistos em www.youtube.com pesquisando: rugby arcos sevens.
Ainda em 2007, deslocaram-se a Quimper (França) uma comitiva de 70 pessoas (Seniores, Femininos e Juvenis) para disputar o Torneio Atlântico juntamente com o Ourense (Espanha), Dublin (Irlanda) e a equipa local.
Em 2008 os Seniores participam mais uma vez nas meias finais do Campeonato Nacional, os Sub 18 sagram-se Campeões Nacionais da Série B e os Sector Sub 12 conta com mais de 45 atletas em actividade.
Em 2009/2010 a sua equipa sénior sagrou-se campeã nacional da 1ª divisão.
O clube é fortemente ecléctico, com todos os escalões a funcionar desde os Sub 8 até aos Veteranos

Está em... CRAV História do clube